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sexta-feira, 30 de maio de 2014

Entrevista com Rafael Moura do site Puretrend


Rafael Moura é formado em Moda e Jornalismo. Atualmente é editor de Moda do site Puretrend. Abaixo você confere uma entrevista com ele sobre Jornalismo de Moda e Blogs de Moda.

Como deve ser um texto de Jornalismo de Moda? Como ele é construído?
O texto de moda tem a base do texto jornalístico, então precisa seguir as regras do jornalismo respeitando a veracidade, imparcialidade e tudo mais. Precisa ter um lead ou uma abertura, desenvolvimento e conclusão. A única diferença do texto especializado é o conhecimento que o jornalista tem sobre o assunto ajudando a empregar os termos técnicos da área, descrever as peças e trabalhar pautas de serviço - ensinando os leitores a usar a peça da estação, quais são as melhores opções... Ele interpreta as ideias que os estilistas criam para um público leigo ou iniciado no assunto.

Tem alguma diferença entre fazer uma matéria sobre moda, política, outras especializações, no quesito construção do texto? Quais são essas diferenças?
Com relação a construção do texto não, pois, todos os especialistas teoricamente conseguem refletir sobre suas áreas de atuação de maneira mais aprofundada. Os textos mais bacanas de moda são os reflexivos. Eles fazem links e trazem referências externas, e não apenas ficar nas informações básicas. A diferença é o olhar do especialista que esse tipo de jornalista adquire se especializando.

O que você acha desses blogs de moda, feito por it girls que não são especialistas ou jornalistas?
Sobre a questão dos blogs... Eles tem um papel fundamental que é impulsionar o consumo dos produtos e marcas divulgados, coisa que o jornalismo tradicional não faz. As blogueiras são como suas "melhores amigas" que te dão os conselhos e dicas mais legais. Os jornalistas mesmo especializados, por uma questão ética e editorial, não podem e não devem se posicionar sobre gostos e elogios em suas matérias.

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